quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Os Sacramentos



Os sacramentos são sinais eficazes da graça, instituídos por Cristo e confiados à Igreja, por meio dos quais nos é dispensada a vida divina.

Possuimos sete sacramentos, são eles:

  1. Batismo;

  1. Primeira Eucarisria;

  1. Confissão;

  1. Crisma;

  1. Ordem;

  1. Matrimônio;

  1. Unção dos enfermos.

Eles tem um papel muito importante na vida de um cristão. Agora falarei um pouco especificando cada sacramento.


Batismo: Na Igreja Católica, o batismo é o sacramento através do qual o Sacrifício Pascal de Jesus Cristo se aplica às almas, tornando-as membros da Igreja e abrindo o caminho da salvação eterna, ou seja, com o bastismo nos tormanos cristãos em Jesus risto. Com o Batismo nos tormanos apostolos de Jesus. O batismo é um dos três sacramentos que só pode ser recebido uma vez na vida.


Primeira Eucaristia: Jesus quis deixar para a Igreja um sacramento que perpetuasse o sacrifício de sua morte na cruz. Por isso, antes de começar sua paixão, reunido com seus apóstolos na última ceia, instituiu o sacramento da Eucaristia, ou seja, na Eucaristia recebemos o corpo e sanque de nosso senhor Jesus Cristo.


Confissão: é um sacramento que envolve a remissão de pecados perante um padre ou bispo que neste momento atua em nome de Cristo, e o recebimento do perdão divino das faltas confessadas e de uma penitência, então com o sacramento da Confissão, ficamos em estado de paz de espirito, e assim podemos receber a comunhão.


Crisma: na crisma recebemos os sete dons do Espírito Santo, nos tornamos adultos na fé, aparti da Crisma não somos só apóstolos, mas apóstolos e missionarios de Jesus, portanto, temos o dever de anunciar a palavra do Senhor e seus ensinamentos, seus gestos, suas palavra, enfim, devemos anunciar sua vida para nossos próximos. É o segundo sacramento que só podemos receber uma vez.


Ordem: A Ordem é o sacramento que transforma o leigo em diácono, o diácono em sacerdote e o sacerdote em bispo. É o sacramento graças ao qual a missão confiada por Cristo a seus Apóstolos continua sendo exercida na Igreja até o fim dos tempos; é o sacramento do ministério apostólico. Possui três graus: o diaconato, o presbiterado, e o episcopado. Para quem seguir este caminho é o terceiro sagramento que só pode ser recebido uma vez em cada grau.


Matrimônio: Esse sacramento se realiza diante de uma promessa entre um homem e uma mulher, prestada diante de Deus e da Igreja, aceita e selada pelo Senhor e concluída pela união corporal do casal. Porque é o próprio Altíssimo quem dá o laço do Matrimônio sacramental e o mantém unido até a morte de um dos consortes. São necessários três elementos para a realização do Matrimônio: o consentimento, a concordância com uma união por toda a vida e apenas com o consorte, e por fim, a abertura aos filhos. Sendo a mais profunda a consciência do casal de que são uma imagem viva do amor entre Cristo e a Igreja. Esse é o terceiro sacramento que só pode ser recebido uma vez na vida, para que resolve ter uma família.


Uncão dos Enfermos:  É o sacramento que a Igreja dá ao cristão em estado de enfermidade grave ou velhice para atrair a saúde da alma, espírito e corpo e confere ao cristão uma graça especial para enfrentar as dificuldades próprias de uma doença grave ou velhice. A unção une o enfermo à Paixão de Cristo para seu bem e o de toda a Igreja; obtém consolo, paz e ânimo; obtém o perdão dos pecados, restabelece a saúde corporal e prepara para a passagem para a vida eterna.

Ariel Stival