domingo, 25 de março de 2012

Dom Antonio Carlos Rossi Keller Bispo da Diocese de Frederico Westphalem retoma o uso de genuflexório em sua Catedral

  • Dom Antonio retomou no fim do ano de 2011 o uso de genuflexórios para a camunhão na boca

Usando do princípio “tijolo por tijolo”, vai fazendo uma “reforma da reforma” na prática em sua Diocese. Como pede o Santo Padre.
Ainda que permitindo aos fiéis, que quiserem, comungarem de pé e na mão, dá instruções precisas de como fazê-lo, relembra a doutrina da presença real de Nosso Senhor na Eucaristia, exortando à reverência devida para com o sacramento, e manda instalar genuflexórios na fila central da Comunhão em sua Catedral, onde, ela será distribuída exclusivamente na boca aos fiéis ajoelhados! Ademais, convida aos párocos e reitores de igreja em seu território que façam o mesmo!
Este é o Bispo que usa luvas em suas Missas pontificais, que celebra seguidamente em latim no rito novo, que instalou um cabido com cônegos em funções litúrgicas, que usa batina, que, com seu exemplo, faz seu clero também usar veste talar, casula, pluvial, que celebra Finados com paramentos pretos, que está trazendo algumas coisas do rito antigo… Reforma da reforma em terras pampeanas!
Eis o texto da Notificação:
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DOM ANTONIO CARLOS ROSSI KELLER
PELA GRAÇA DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
BISPO DE FREDERICO WESTPHALEN (RS)
NOTIFICAÇÃO A RESPEITO DA RECEPÇÃO DA SAGRADA EUCARISTIA

A Igreja sempre ensinou a necessidade da devida preparação para a recepção da Sagrada Comunhão.

Tal preparação é, antes de tudo, espiritual, mas inclui também aspectos materiais e formais. Para se receber bem a Santíssima Eucaristia, deve-se:

a. Estar em estado de Graça santificante, o que significa dizer, que não se tenha nenhum pecado grave na alma;
b. Saber a quem se vai receber na Sagrada Comunhão, ou seja, ser capaz de distinguir o Pão Eucarístico, Corpo, Sangue, Alma e Divindade do Senhor, alimento de nossa alma, do pão comum, alimento do nosso corpo;
c. Guardar o jejum eucarístico, ou seja, não tomar nenhum alimento durante o período de 1 hora que antecede a Sagrada Comunhão. Água e medicamentos não quebram o jejum.

São estas as indicações fundamentais para a recepção digna da Sagrada Eucaristia. Naturalmente que a recepção frutuosa depende muito mais do que o simples cumprimento destas regras: é preciso acolher amorosamente o Senhor que vem ao nosso encontro, na Sagrada Comunhão.

Além disso, materialmente, a recepção da Sagrada Comunhão deve realizar-se através das diversas formas indicadas pela Igreja:

a. Sempre respondendo “AMÉM” após o Sacerdote ou o Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística ter dito “O Corpo de Cristo”;
b. Desejando receber a Sagrada Eucaristia em pé, seja diretamente na boca ou na mão, antes deve-se fazer uma inclinação profunda, como sinal de respeito e adoração;
c. Recebendo a Sagrada Eucaristia na mão, deve-se estender a mão esquerda, espalmada, e colocando a mão direita por baixo desta, depois, na frente de quem entregou a Sagrada Comunhão, leva-se a Sagrada Comunhão à própria boca, usando para isto a mão direita;
d. Recebendo-se a Sagrada Comunhão de joelhos, e portanto, na boca, não está previsto nenhum tipo de gesto anterior.

Nesta NOTA PASTORAL gostaria de comunicar que, a partir da Missa da Noite do Natal do Senhor de 2011, na Catedral Santo Antonio, o Bispo Diocesano distribuirá sempre que possível, a Sagrada Comunhão para pessoas ajoelhadas em genuflexório, colocado no corredor central da Catedral. Os demais sacerdotes e Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística continuarão a distribuir a Comunhão nos outros locais, para as pessoas que costumam comungar nas demais formas.

A razão fundamental para esta decisão fundamenta-se no DIREITO que os fiéis cristãos têm em também receber a Sagrada Comunhão de joelhos. “...a negação da Santa Comunhão a um dos fiéis, por causa de sua postura de joelhos, de ser considerada uma violação grave de um dos direitos mais básicos dos fiéis cristãos, nomeadamente daquele de serem assistidos pelos seus pastores através dos sacramentos (CDC, cânon 213). Mesmo lá onde a Congregação aprovou a legislação em que declarou o estar de pé como posição para a Santa Comunhão, de acordo com as adaptações permitidas às Conferências Episcopais... assim o fez estipulando que aos fiéis que comungam, e escolhem de ajoelhar, não deve ser negada a Santa Comunhão por este motivo. (S. Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, Carta de 1 de julho 2002; Notitiae (2002), 582-585).

Nestes últimos anos, o Santo Padre o Papa Bento XVI, tanto em Roma, como em outros lugares, por ocasião de suas visitas apostólicas, tem distribuído a Sagrada Comunhão para fiéis que se colocam sempre de joelhos. A intenção do Santo Padre é clara: além de recuperar um direito muitas vezes esquecido, fundamentalmente visa fortalecer uma visão de sacralidade que a Sagrada Eucaristia deve sempre ter na vida do cristão.

Além de determinar tal uso na Catedral, nas Missas presididas pelo Bispo Diocesano, peço também aos senhores padres que generosamente favoreçam este uso em suas Paróquias e Comunidades, para aqueles fiéis que assim gostariam de receber a Sagrada Comunhão.

Desejando a todos os diocesanos um Santo Natal e um ano de 2012 cheio das graças do Senhor, a todos abençôo no Senhor.

Frederico Westphalen, 25 de dezembro de 2011.
+ Antonio Carlos Rossi Keller
Bispo de Frederico Westphalen





3 comentários:

  1. Realmente , receber a comunhão deve ser um ato de profunda fé e humildade perante DEUS , causa espanto vermos muitas vezes a displicencia com que muitos se dirigem para a mesa de comunhão, como se fosse para a entrada de um cinema ou futebol, usando roupas até certo ponto indecentes, principalmente mulheres com vestes impropias e até certo ponto escandalosas, e homens de abrigos esportivos, bermudas etc... duvido que fossem vestidos desta maneira para uma reunião de algum clube ou baile de gala vestidos assim, mas para o encontro com Jesús Cristo vão de qualquer geito, teve até ministro da eucaristia que por baixo da capa de ministro vestia abrigo desportivo e tenis, e isto não é por ser pobre pois tem situação financeira muito boa, aliás, tenho notado que a pessoa mesmo pobre e humilde, sempre veste a melhor roupa que possui para ir a igreja, já entre os mais abonados se dá o contrário, não é necessario que se use um terno social mas que se vá vestido com uma roupa compativel com a importancia da eucaristia, mesmo que seja simples e humilde no caso dos mais pobres. Fica claro que condeno pessoas de posses que para eventos sociais e mundanos se vestem com toda a pompa e para ir a igreja vão vestidas como se fossem para uma partida de futebol ou de tenis.

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    1. é isso ai Geraldo, aqui em frederico westphalen estamos tentando fazer as pessoas entender isso mesmo.

      gostei de sua colocação

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  2. Ola meu amigo
    Que bom este seu trabalho com o bispo.
    Porém desejo fazer uma observação quanto a observância dos cantores e instrumentistas da parte do bispo e de sua parte,durante as missas do crisma em nossas paroquias.Nao irei mencionar a paroquia.Apenas considero exagerado exigir dos cantores e instrumentistas sem propiciar aos mesmos a devida formação ,ou prévia instrução para a hora dos cantos no decorrer da missa de crisma.Devemos lembrar que aí tambem estão pessoas que se dispoe ao serviço de forma gratuita,é claro que não iremos fazer isso de qualquer maneira pelo fato de ser gratuito,o serviço é prestado de forma voluntária por pessoas que assim como vc tem muito a agradecer ao Criador.Mas enfim não quero me ater a outras observações,quero dizer que deve haver uma preparação aos cantores,para que o bispo não precise ficar cuidando os errinhos que possamos cometer durante a missa ,por exemplo,a hora de entrar no canto do cordeiro.Tudo isso deve ser combinado antecipadamente ,pode ser até por intermédio de um padre da paróquia, para que a celebração fique mais bonita e profunda,assim como dirigir um carro e olhar para o lado é deixar de olhar para a frente ,concordo que o bispo e o seu auxiliar não devem ficar no pé dos cantores durante os cantos, mas se necessário for devem providenciar orientações aos cantores para que possam se concentrar unicamente no seu objetivo maior, que é o rito da missa e do crisma.Não que o bispo e auxiliar não devam exigir dos cantores,devem sim ,se necessário,fazer no tempo oportuno e criar meios para que na hora da missa esteja tudo certo.

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